Denise, Gisele e Juliana

Denise, Gisele e Juliana

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Momento 2 - "Traçando caminhos na EAD"



"A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade
que temos com as coisas" (Manoel Bandeira)




Até aqui muitas descobertas e aprendizados, e isto implica que já estamos prontos para mais uma etapa. Neste momento, trabalhamos muito. Participamos do fórum "Gestão do tempo" onde cada um expôs as estratégias criadas para organizar suas atividades diárias dentro do tempo que dispõe; elaboramos um fichamento sobre o texto "Técnicas de Estudo", familiarizamos com alguns recursos do Google Apps Education com a realização de tarefas práticas e preenchemos o check list (muito importante para a Universidade, pois é onde ela percebe o que está bom e o que pode ser melhorado).
Gostaria de agradecer aos professores Anderson Luiz da Silva e Rodrigo Toledo França da UFJF, pois com o estudo do texto "Gerência do Tempo e Planejamento de Estudo" pude organizar um slide. Vale a pena conferir, ficou ótimo.


Aprofundando um pouquinho mais este momento, estudei o texto "Técnicas de Estudo" de Anderson Luiz da Silva e Rodrigo Toledo França. Gostaria de enfatizar neste momento, como os autores do texto são originais, ao apresentar sugestões que podem nos ajudar a se tornar um detetive dos textos.

Confesso que já utilizava algumas Técnicas de Estudo porém, não chega aos pés deste material. Foi comprovado que realmente faz-se necessário a leitura de um texto 4 (quatro) vezes. É importante ter tempo e organização para a compreensão. Citarei as dicas que foram sugeridas neste texto e que contribuiram para o meu crescimento.

* Leitura rápida anotando as palavras desconhecidas;

* Fazer uma pesquisa para conhecer o assunto desconhecido pelo aluno. Também vale fazer anotações sobre o assunto pesquisado;

* Ler o texto novamente, agora com mais atenção. Ao terminar esta leitura, já podemos fazer o fichamento. Segundo o autor seria um auto ajuda nas informações contidas no texto;

* É importante o uso correto das citações;

* Na 3ª leitura do texto já temos argumentos suficientes para podermos fazer comentários sobre o assunto proposto. Já somos capazer de saber qual é o tema proposto pelo autor e o que ele defende. Seremos capazes de resumir o texto utilizando o nosso repertório. Devemos usar nossas palvras, porém com formalidade e fidelidade.

*Há necessidade de utilizar as normas da ABNT;

* Após a 4ª leitura já temos condições de fazer uma resenha, que será mostrada a nossa opinião a respeito das idéias do autor.


Encerrando este momento não poderia deixar de lado o estudo do texto "Google Apps Education: Ferramenta de Edição, comunicação e pesquisa" e a tarefa prática, em que tivemos que colocar a mão na massa. O Google Apps Education é uma ferramenta fantástica. Farei um breve comentário sobre todas as ferrametas que podemos explorar:

- Email;

- Editor de texto;

- Agenda.

Gostaria que vocês observassem o esquema abaixo. Na minha concepção não há necessidade de aprofundar nestes quesitos é bastante claro a sua importância e sua utilização.


Colaboração: Gisele Aline Cardoso

Um comentário:

  1. Parabéns pelo vídeo. Ficou muito original o texto com as imagens. Parece até que eu estava revendo a apostila de uma forma descontraída. Parabéns a todas vocês. O blog ficou muito bom.

    ResponderExcluir