Denise, Gisele e Juliana

Denise, Gisele e Juliana

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ambientes virtuais como aliados na aprendizagem

No memento 4 observei que não é possível se trabalhar sem ferramentas. Aqui podemos nos fortalecer de algumas estratégias para que o ambiente virtual tenha uma dimensão real no quesito “aprendizagem”.
            Hoje em dia, não é nenhuma novidade que a internet tem um espaço significativo em todos os aspectos da vida, assim sendo não poderíamos deixá-la de fora se tratando do ensino. Para concretizar essa união, o momento 4 do módulo de acolhimento, se utilizou de ferramentas “populares” e comuns da web para ensinar e fazer uma parceria entre aluno e professor.
            Abaixo farei uma listagem de tais ferramentas e no que elas auxiliam a aprendizagem:
·         O Blog – o diário eletrônico:  serve como espaço de intercâmbio e  de colaboração, espaço de debate e de integração. Permite que vários autores deixem sua característica, além de servir como uma ferramenta de aproximação, de escrita, de debate e um espaço que cada seguidor pode colocar seu ponto de vista sem censura.
·         O WiKispace -  uma ferramenta de trabalho coletivo: sendo parecido com o blog, também propicia uma forma de estudar se divertindo e interagindo com outras pessoas. Porém há uma distinção: qualquer um pode editar, colaborar e apagar o conteúdo inseridos por outros autores.
·         Videoconferência – esta é uma ferramenta que permite o encontro de várias pessoas sem deslocamento geográfico, tornando prático e acessível a qualquer interessado. Essa ferramenta possibilita um contato entre os participantes em tempo real interagindo-os entre si.
·         O Fórum – é um meio de aproximar os participantes ainda que virtualmente. Este possibilita o questionamento, o esclarecimento de dúvidas, a divergência e a convergência de ideias.  Com o fórum, se tem um espaço para que o participante revele seus pensamentos e contribua para a formação de um tema específico.
·         O Chat – proporciona um treinamento de raciocino rápido, e entretenimento aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário