Denise, Gisele e Juliana

Denise, Gisele e Juliana

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um pouquinho de nós...

eu...
Denise;
Casada, tenho duas filhas e atualmente não estou dando aula. Sou professora de Ensino Religioso; cursei filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - PUC/SP, porém não conclui o curso por motivo de mudança. Sei que este curso está numa esfera um pouco distante da minha área, mas adoro "computador" e creio que este seja muito necessário a qualquer disciplina.

Gisele
Gisele;
Professora de matemática há 10 anos. Formei no Uniaraxá em 2000 e em 2002 fiz pós graduação em Ensino de Matemática. Faço pós graduação em TICEF (Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental) pela UFJF, restando alguns meses para encerrar. Trabalho na Escola Estadual Vasco Santos, em Araxá, tenho 2 cargos e em 2006 fui inserida noo projeto de informática FIT (Formação Inicial ao Trabalho) com 8 aulas semanais.

Imagem de JULIANA DOS SANTOS BORGES
Juliana;
Graduada Bióloga, especialista em educação ambiental. Trabalho atualmente na Secretaria Municipal de Educação, no municipio de Uberaba/MG com Informática Educativa.

Colaboração: Gisele Aline Cardoso

Nosso Curso...

Licenciatura em Computação

Apresentação:

O curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é voltado para todos que concluíram o Ensino Médio. Ele é parte do Plano Nacional de Formação de Professores (PAR) do MEC, o qual é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). São 295 vagas distribuídas em 10 polos, sendo 20% delas voltadas para os professores participantes do PAR. O curso está distribuído em oito períodos, cursados, em média, durante quatro anos.

Área de Atuação: O curso de Licenciatura em Computação da UFJF tem por objetivo formar professores com uma visão tecnológica em computação, capazes de atuar nos ensinos fundamental e médio e na educação profissional em cursos técnicos de nível médio. Além disso, o profissional licenciado em Computação poderá atuar em diversos setores, como instrutor em cursos de informática na iniciativa privada; pesquisador de novas tecnologias educacionais informatizadas, tanto na economia pública quanto na privada; gerente de área de tecnologia em instituições educacionais; coordenador de laboratórios de educação a distância e de suporte a plataformas de EAD; tutor ou coordenador de disciplinas ministradas à distancia.

O curso: A finalidade do curso de Licenciatura em Computação é suprir a demanda de educadores capacitados na área de informática para atuarem nas redes de ensino público e privado, bem como para exercerem o papel de instrutores em cursos desenvolvidos por empresas privadas. O curso deve proporcionar ao licenciado trabalho multidisciplinar com professores de outras áreas, as quais poderão integrar a Computação no aprendizado dos conteúdos das outras ciências. Pretende-se que os estudantes se desenvolvam de forma harmoniosa e equilibrada, adquirindo consciência crítica e habilidades investigativas para se tornarem competentes no exercício do magistério e participarem como cidadãos responsáveis e úteis à sociedade.




O módulo de Acolhimento

Acolher é fazer parte...
é fazer parte da sociedade;
é fazer parte de uma família;
é fazer parte de uma universidade;
é fazer parte de um mundo que busca inovações;
é fazer parte de uma vida...

... uma vida de relações interpessoais. Afinal, não conseguimos viver sozinhos e isolados. Precisamos do outro, necessitamos da aprovação de alguém sobre um projeto recém criado, precisamos de um ombro amigo para lamentar nossas perdas e compartilhar nossas alegrias, precisamos de alguem para nos dizer quem mostramos ser, precisamos do outro para viver, pois sós seríamos nada!!!!!!!!!!

Nosso Ambiente de Aprendizagem...


MOODLE: A SALA DE AULA VIRTUAL


Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.

A palavra Moodle referia-se originalmente ao acróstico: ?Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment?, que é especialmente significativo para os programadores e acadêmicos da educação. É também um verbo que descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num desenvolvimento agradável e conduzido freqüentemente pela perspicácia e pela criatividade.
Assim, o nome Moodle aplica-se tanto à forma como foi feito, como a uma sugestiva maneira pela qual um estudante ou um professor poderia integrar-se estudando ou ensinando num curso on-line. (http://moodle.org)


Momento 2 - "Traçando caminhos na EAD"



"A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade
que temos com as coisas" (Manoel Bandeira)




Até aqui muitas descobertas e aprendizados, e isto implica que já estamos prontos para mais uma etapa. Neste momento, trabalhamos muito. Participamos do fórum "Gestão do tempo" onde cada um expôs as estratégias criadas para organizar suas atividades diárias dentro do tempo que dispõe; elaboramos um fichamento sobre o texto "Técnicas de Estudo", familiarizamos com alguns recursos do Google Apps Education com a realização de tarefas práticas e preenchemos o check list (muito importante para a Universidade, pois é onde ela percebe o que está bom e o que pode ser melhorado).
Gostaria de agradecer aos professores Anderson Luiz da Silva e Rodrigo Toledo França da UFJF, pois com o estudo do texto "Gerência do Tempo e Planejamento de Estudo" pude organizar um slide. Vale a pena conferir, ficou ótimo.


Aprofundando um pouquinho mais este momento, estudei o texto "Técnicas de Estudo" de Anderson Luiz da Silva e Rodrigo Toledo França. Gostaria de enfatizar neste momento, como os autores do texto são originais, ao apresentar sugestões que podem nos ajudar a se tornar um detetive dos textos.

Confesso que já utilizava algumas Técnicas de Estudo porém, não chega aos pés deste material. Foi comprovado que realmente faz-se necessário a leitura de um texto 4 (quatro) vezes. É importante ter tempo e organização para a compreensão. Citarei as dicas que foram sugeridas neste texto e que contribuiram para o meu crescimento.

* Leitura rápida anotando as palavras desconhecidas;

* Fazer uma pesquisa para conhecer o assunto desconhecido pelo aluno. Também vale fazer anotações sobre o assunto pesquisado;

* Ler o texto novamente, agora com mais atenção. Ao terminar esta leitura, já podemos fazer o fichamento. Segundo o autor seria um auto ajuda nas informações contidas no texto;

* É importante o uso correto das citações;

* Na 3ª leitura do texto já temos argumentos suficientes para podermos fazer comentários sobre o assunto proposto. Já somos capazer de saber qual é o tema proposto pelo autor e o que ele defende. Seremos capazes de resumir o texto utilizando o nosso repertório. Devemos usar nossas palvras, porém com formalidade e fidelidade.

*Há necessidade de utilizar as normas da ABNT;

* Após a 4ª leitura já temos condições de fazer uma resenha, que será mostrada a nossa opinião a respeito das idéias do autor.


Encerrando este momento não poderia deixar de lado o estudo do texto "Google Apps Education: Ferramenta de Edição, comunicação e pesquisa" e a tarefa prática, em que tivemos que colocar a mão na massa. O Google Apps Education é uma ferramenta fantástica. Farei um breve comentário sobre todas as ferrametas que podemos explorar:

- Email;

- Editor de texto;

- Agenda.

Gostaria que vocês observassem o esquema abaixo. Na minha concepção não há necessidade de aprofundar nestes quesitos é bastante claro a sua importância e sua utilização.


Colaboração: Gisele Aline Cardoso

Adminstração do Tempo

Alberto Alvarães*
 
Um grande inimigo da auto-motivação é a falta de administração de tempo. Certamente você já chegou ao fim do dia com uma sensação horrível de que "trabalhou muito e não fez nada". Outras sensações ruins são aquelas de que você não tem tempo para nada ou de que não consegue fazer aquilo que precisa ser feito ou de que tem um monte de coisas ainda por fazer. Na grande maioria das vezes, as pessoas se sentem assim e não conseguem fazer o que realmente deveriam fazer por causa de uma má administração do tempo. O tempo é imutável. Uma hora tem e continuará tendo sessenta minutos, um dia tem e continuará tendo vinte e quatro horas. As expressões "perder tempo" ou "ganhar tempo" são absolutamente irreais. Ninguém perde ou ganha tempo, o tempo está aí, passando, passando. Na realidade, o tempo é bem administrado ou não e, se você administra bem o seu tempo, encontrará auto-motivação para fazer cada vez mais coisas úteis.
E como administrar bem o tempo? Primeiramente tenho de deixar claro que a administração do tempo não é somente controlada pelo relógio. Além do relógio existe a bússola. Enquanto o relógio rege o tempo, a bússola rege a orientação, o caminho que deve ser seguido. Disto destacamos então os dois fatores chaves da administração do tempo: importância e urgência. Qualquer tarefa que você faça tem um determinado grau de importância e outro determinado grau de urgência. A importância é a bússola e a urgência o relógio de sua tarefa. Quando você se apropriar de uma tarefa, questione de imediato qual a sua importância e qual a sua urgência. Uma tarefa pode ser importante e urgente ou importante e não urgente ou não importante e urgente ou não importante e não urgente. São estas as combinações possíveis.
Como definir a importância ou urgência de uma tarefa? Simples: a urgência está relacionada com o relógio, portanto tem um tempo para ser executada. A tarefa será urgente se tem de ser executada hoje, amanhã, daqui a uma hora, depende do referencial. A tarefa não urgente é a que poderá ser executada em um largo prazo futuro. A importância está relacionada com a bússola, com a sua orientação, portanto a importância está relacionada com as suas visões. Se esta tarefa contribui de alguma forma para você alcançar alguma de suas visões (pessoal, profissional ou do trabalho), ela é importante. Se não, ela não é importante.
E o que fazer com cada uma destas tarefas? As tarefas importantes e urgentes devem ser executadas de imediato e com muita dedicação, pois o ajudarão a alcançar pelo menos uma de suas visões. As tarefas importantes e não urgentes devem ser realizadas o mais rápido possível e, aproveitando a não urgência, com um metódico planejamento. As tarefas não importantes e urgentes devem ser executadas o mais rápido possível e desprendendo o menor tempo possível, pois, normalmente, tratam-se de tarefas cotidianas cujo acúmulo atrapalha a execução das tarefas importantes. As tarefas não importantes e não urgentes você deve... bem, se possível jogar no lixo. Convenhamos, uma tarefa que não ajudará em nada para atingir qualquer uma de suas visões e que sequer tem um prazo considerável a ser cumprido, não agregará nenhum valor a sua vida. E pode ter certeza, quando você analisar cada uma de suas tarefas cotidianas pelo prisma de importância e urgência, verá que uma grande parte delas não tem nenhuma importância e nenhuma urgência. Eliminando-as você ficará mais livre para executar o que realmente é para ser executado.

Fonte: http://www.albertoalvaraes.adm.br/artigos/artigo001.htm

Afinal, como se faz um mapa conceitual?

Navegando e estudando o assunto proposto do momento 3, pude verificar a necessidade em mostrar realmente com se faz um mapa conceitual utilizando o Cmaps.

"Os mapas conceituais foram criados por Joseph Novak com base na aprendizagem significativa, que por sua vez foi definida por Ausubel. Nos mapas defini-se uma representação gráfica, estabelecendo assim relações entre conceitos através de frases de ligação formando preposições." (Pedro Mascarin)

Analizando esta frase podemos retirar os pontos mais importantes, para fazer um mapa. Segue abaixo, o produto desta frase.



Analisando o trabalho pronto, até que é fácil. Mas afinal, como se faz realmente um mapa conceitual? A primeira coisa que devemos fazer é o download do programa.


Também deixo aqui registrado um vídeo para que vocês possam acompanhar como se faz.




Espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho mais desta fantástica ferramenta.

Colaboração: Gisele Aline Cardoso

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ambientes virtuais como aliados na aprendizagem

No memento 4 observei que não é possível se trabalhar sem ferramentas. Aqui podemos nos fortalecer de algumas estratégias para que o ambiente virtual tenha uma dimensão real no quesito “aprendizagem”.
            Hoje em dia, não é nenhuma novidade que a internet tem um espaço significativo em todos os aspectos da vida, assim sendo não poderíamos deixá-la de fora se tratando do ensino. Para concretizar essa união, o momento 4 do módulo de acolhimento, se utilizou de ferramentas “populares” e comuns da web para ensinar e fazer uma parceria entre aluno e professor.
            Abaixo farei uma listagem de tais ferramentas e no que elas auxiliam a aprendizagem:
·         O Blog – o diário eletrônico:  serve como espaço de intercâmbio e  de colaboração, espaço de debate e de integração. Permite que vários autores deixem sua característica, além de servir como uma ferramenta de aproximação, de escrita, de debate e um espaço que cada seguidor pode colocar seu ponto de vista sem censura.
·         O WiKispace -  uma ferramenta de trabalho coletivo: sendo parecido com o blog, também propicia uma forma de estudar se divertindo e interagindo com outras pessoas. Porém há uma distinção: qualquer um pode editar, colaborar e apagar o conteúdo inseridos por outros autores.
·         Videoconferência – esta é uma ferramenta que permite o encontro de várias pessoas sem deslocamento geográfico, tornando prático e acessível a qualquer interessado. Essa ferramenta possibilita um contato entre os participantes em tempo real interagindo-os entre si.
·         O Fórum – é um meio de aproximar os participantes ainda que virtualmente. Este possibilita o questionamento, o esclarecimento de dúvidas, a divergência e a convergência de ideias.  Com o fórum, se tem um espaço para que o participante revele seus pensamentos e contribua para a formação de um tema específico.
·         O Chat – proporciona um treinamento de raciocino rápido, e entretenimento aos participantes.